Escolha uma Página

Como devo enviar a minha arte?

Para garantir um produto final tal qual a sua expectativa, algumas orientações sobre o envio da arte devem ser seguidas. Abaixo, listamos quatro requisitos fundamentais para o resultado final da sua produção:

Formato do Arquivo – CorelDRAW (cdr) | Ilustrator (ai) | Indesign (indd) | PDF (pdf)

Esses são os principais programas/formatos utilizados para criação e/ou finalização de arte e também, os formatos que podem ser anexados na nossa loja online. O ideal é que, independente de qual for utilizado, a arte esteja vetorizada. Ou seja, os itens da arte estarão todos juntos formando uma só imagem, evitando problemas na hora de abrir o arquivo. Nunca se deve enviar o arquivo como imagem.

Cores – CMYK

É importante que seu arquivo esteja com perfil de cores em CMYK – escala de cor composta pelas quatro cores primárias (Ciano, Magenta, Amarelo, Preto). Se a sua arte estiver em escala RGB ou cor Pantone, o resultado na impressão será diferente do esperado.

Importante lembrar que as cores visualizadas no computador podem não ser as mesmas do material final impresso em papel, pois na tela elas são exibidas de acordo com a configuração/calibragem de cada tipo de tela, ou seja, brilho, contraste, nitidez e temperatura de cor.

Sangria e Marca de Corte

A Sangria e a Marca de Corte nada mais são, que elementos necessários para garantir que o material impresso sairá da forma como você aprovou no digital.

Sendo assim, vamos aos termos:

Sangria: é toda a parte da arte que passa da marca da página. A sangria deve ser exatamente a continuação do conteúdo do layout, ou seja, prolongamento de fotos, fundos. É ela que garante o não aparecimento de margens brancas em artes com fundo em cor/imagem. O valor total da sangria, solicitado no nosso e-commerce, é de 1cm na altura e 1cm na largura, sendo 0,5cm em cada extremidade do formato.

Marca de Corte: é a marca que limita o formato do material. Aparece nos quatro cantos da arte, como tracinhos, em cima da sangria, indicando aonde o material será cortado.

Exemplo de sangria e corte final

Resolução das Imagens

Artes produzidas para o online, conhecido como web, são diferentes daquelas feitas para impressão. Essas últimas, precisam ter imagens com qualidade de 300dpi, que permitem nitidez no material impresso. Por isso é tão importante a escolha prévia das imagens da sua arte, garantindo que todas elas estejam com resolução suficiente para uma boa impressão. Veja abaixo a diferença entre uma imagem com baixa resolução e outra a resolução indicada:

icone newsletter

Assine a nossa newsletter e receba promoções exclusivas